quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Jogos de Tabuleiro - Estudo Semiótica

 

A origem dos chamados “jogos de tabuleiro” perde-se nos tempos. Expedições arqueológicas estão, ainda hoje, desvendando mistérios a respeito de antigos jogos disputados por egípcios, gregos, romanos e até por povos mais antigos.
 Os “jogos de tabuleiro” são todos aqueles disputados, por uma ou mais pessoas, em uma base, o tabuleiro, seja de madeira, metal, pedra, marfim, plástico, papelão ou outro material, onde peças são movimentadas, colocadas ou retiradas do tabuleiro, obedecendo a regras pré-estabelecidas.
São jogos de tabuleiro típicos: xadrez, damas, gamão, estes exemplos de jogos clássicos antigos; Detetive, No Limite, Banco Imobiliário (Monopólio) entre os jogos mais modernos. Nos jogos de tabuleiro, sempre se busca a dominação, ou através da conquista de peças ou de territórios.
No xadrez e no jogo de damas, conquista-se peças do adversário; no gamão busca-se a retirada das peças do tabuleiro, para tanto se percorre território e elimina-se momentaneamente as peças do adversário.
Em todos eles, porém, o que se busca e a aniquilação do adversário; é demonstrar que se é melhor que o oponente; que se é mais rápido, ou mais esperto, ou mais inteligente...
Esta é a finalidade essencial, primordial e final do jogo: descobrir-se quem é melhor. Mas obviamente, essa descoberta é relativa, pois, encerrada uma partida, outra terá início e aquele que perdeu pode vir a ser o vencedor...
Objetivo: Estimular os alunos na pesquisa sobre símbolos e ícones para compor os desafios do tabuleiro, proporcionar estudo acerca da origens dos jogos de tabuleiros e, desenvolver o trabalho em equipe. Cada equipe desenvolveu as regras, os desafios e objetivos do jogo utilizando imagens de símbolos e ícones (estudo semiótica).  
Trabalho desenvolvido com alunos do 8º do Ensino Fundamental.
 


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