quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cartum



A história do cartum tem uma data muito importante: 1841. Nesse ano uma revista inglesa chamada Punch começou a publicar cartuns com regularidade. As pessoas gostaram e a ideia seguiu adiante. Os cartuns começaram, então, a aparecer também em jornais, comentando e criticando os acontecimentos com muita rapidez. Entre 1930 e 1940 foi a vez dos quadrinhos, que começaram a ficar cada vez mais conhecidos e queridos no mundo todo.

Aqui no Brasil, o cartum tornou-se muito popular. Um elemento que contribuiu muito para isso foi a revista Pererê, de Ziraldo, que abordava problemas políticos e sociais de nosso país. Mas ele não foi o único, não. Antes e depois de Ziraldo muitos desenhistas criaram cartuns para comentar situações e nos fazer rir.
 
 
 Objetivo: Primeiro, escolher um assunto ou uma situação que desperte no aluno a vontade de expressar uma ideia, no presente caso o tema proposto foi Páscoa.

Depois os alunos criaram a base do cartum: o desenho. Pra começar, desenhando o cenário, ou seja, o local onde acontece a situação.  Em seguida, o personagem (coelho) que irá viver a situação escolhida pelo aluno.

Importante observar que no trabalho abaixo o aluno incluiu palavras, utilizando-se de falas (que devem vir dentro de balões) e palavras que expressem barulhos e ruídos, como PIMBA, BOIN e VUPT, características do Cartum .
 
 
 
 


Técnica: Desenho (Cartum)
Material: Papel sulfite, lápis e canetinha preta.
Tema:Páscoa
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário