A origem dos chamados
“jogos de tabuleiro” perde-se nos tempos. Expedições arqueológicas estão, ainda
hoje, desvendando mistérios a respeito de antigos jogos disputados por
egípcios, gregos, romanos e até por povos mais antigos.
Os “jogos de tabuleiro” são todos aqueles
disputados, por uma ou mais pessoas, em uma base, o tabuleiro, seja de madeira,
metal, pedra, marfim, plástico, papelão ou outro material, onde peças são
movimentadas, colocadas ou retiradas do tabuleiro, obedecendo a regras
pré-estabelecidas.
São jogos de tabuleiro típicos:
xadrez, damas, gamão, estes exemplos de jogos clássicos antigos; Detetive, No
Limite, Banco Imobiliário (Monopólio) entre os jogos mais modernos. Nos jogos de tabuleiro, sempre se busca a dominação, ou através da conquista de peças ou de territórios.
No xadrez e no jogo de damas, conquista-se peças do adversário; no gamão busca-se a retirada das peças do tabuleiro, para tanto se percorre território e elimina-se momentaneamente as peças do adversário.
Em todos eles, porém, o que se busca
e a aniquilação do adversário; é demonstrar que se é melhor que o oponente; que
se é mais rápido, ou mais esperto, ou mais inteligente...
Esta é a finalidade essencial,
primordial e final do jogo: descobrir-se quem é melhor. Mas obviamente, essa descoberta é
relativa, pois, encerrada uma partida, outra terá início e aquele que perdeu
pode vir a ser o vencedor...
Objetivo: Estimular os alunos na pesquisa sobre símbolos e ícones para compor os desafios do tabuleiro, proporcionar estudo acerca da origens dos jogos de tabuleiros e, desenvolver o trabalho em equipe. Cada equipe desenvolveu as regras, os desafios e objetivos do jogo utilizando imagens de símbolos e ícones (estudo semiótica).
Trabalho desenvolvido com alunos do 8º do Ensino Fundamental.
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