quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tarsila do Amaral - estudo vida e obra.

 
 
http://tarsiladoamaral.com.br/biografia-resumida/
 
A biografia foi intitulada como: "Tarsila, a caipirinha vestida por Poiret", devido a um determinado momento de sua vida em retomar suas frúgules origens caipiras em paralelo ao seu modo europeu de se vestir.
     

O vídeo, baseado em recursos de fotomontagem, não traça a trajetória completa, nem tampouco entra nos detalhes técnicos da pintura, se tratando de um resumo enxuto, mas bastante interessante.
 
Objetivo: Estudo da fase cubista em 1923,o cubismo pode ser definido de forma genérica como certa maneira de pintar em formas geométricas. Fase antropofágica, após a obra Abaporu 1928 -1930 período em que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e fez o Movimento Antropofágico depois de ganhar a obra.
 
Nesta fase, a artista ainda usava cores fortes, mas os temas eram do seu imaginário, dos seus sonhos, de lembranças de infância, de visões de objetos reais transformados em bichos imaginários, ou em outras formas diversas, que somente uma artista tão revolucionária, com uma visão de vanguarda poderia criar as figuras e as composições que a tornaram um gênio da arte.
 
Por fim, estudo das demais fases como: Social em 1933, com a famosa obra "Os Operários" e, também obras do período dos anos 30 a 50, obras com uma evocação antropofágica, corpos distendidos no espaço infinito, e uma atmosfera de sonho.
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário